25 C
Lauro de Freitas
sexta-feira, agosto 29, 2025

Buy now

Sudeste vai receber 125 médicos do programa Agora Tem Especialistas

Os quatro estados da região Sudeste serão contemplados com 125 profissionais do programa Agora Tem Especialistas. São Paulo receberá 27 médicos, com destaque para os municípios de Guarulhos (6), Caraguatatuba (4), Botucatu (3), Bragança Paulista (2) e Tupã (2).

Já Osasco, Jundiaí, Igarapava, Ribeirão Preto, Marília, Andradina, Bauru, Campinas, Cotia e Divinolândia receberão um médico cada. Já para Minas Gerais serão destinados 81 profissionais; Rio de Janeiro, 16; e Espírito Santo, 1. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (29).

Em todo o país, foram selecionados 501 médicos para atuarem no programa. Eles irão trabalhar em 212 municípios das 27 unidades da federação. 

“Com esse reforço, estados e municípios, que já tinham um grande investimento no serviço, terão suprida a urgência de especialistas, ampliando o aproximação e fortalecendo a rede pública de saúde”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Programa

A maioria dos profissionais (67%) vai substanciar o atendimento no interno do país; 25,7% atuarão em áreas classificadas porquê de subida ou muito subida vulnerabilidade; 20% na região da Amazônia Lícito e 9% em áreas de fronteira.

Os médicos selecionados integram a primeira chamada de edital do programa que, pela primeira vez, selecionou especialistas para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as especialidades estão cirurgia universal, ginecologia, anestesiologia e otorrinolaringologia.

Em média, os médicos selecionados têm 12 anos de experiência e secção deles (26%) atuavam exclusivamente na rede privada. 

“Pela primeira vez, eles passarão a atender os pacientes da rede pública, o que representa um progressão do programa em vista da Demografia Médica de 2025. O estudo aponta que, atualmente, a maior concentração de médicos especialistas está na rede privada de saúde. Unicamente 10% atendem o SUS exclusivamente”, disse o Ministério da Saúde, em nota.

A maior secção dos profissionais selecionados (75%) será destinada a hospitais públicos para a realização de cirurgias, internações e tratamentos, porquê radioterapia e quimioterapia. Outros 18% serão alocados em ambulatórios, onde farão consultas e exames, porquê endoscopia, ecocardiograma, colonoscopia, colposcopia e ultrassonografia. Os demais profissionais atuarão em unidades de base diagnóstico e terapêutico.

No totalidade, os médicos especialistas irão atender em 258 hospitais, policlínicas, centros de base diagnóstico e outras unidades da rede pública nas cinco regiões do país. 

Para a distribuição das vagas, o Ministério da Saúde considerou as demandas do SUS nos estados e municípios. Os médicos selecionados contarão com uma bolsa-formação de até R$ 20 milénio, valor definido conforme a vulnerabilidade social e sanitária dos locais onde vão atuar. 

Nascente: Filial Brasil

Related Articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -

Latest Articles