Um tornado atingiu a região Núcleo-Sul do Paraná na noite de sexta-feira (7). O fenômeno é consequência de um tufão extratropical que afetou a Região Sul do país. O município mais afetado foi Rio Bonito do Iguaçu. De tratado com a Resguardo Social do Paraná, 90% da espaço urbana foi atingida.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) classificou o tornado uma vez que de categoria F3, com ventos de até 250 quilômetros por hora. Até o início da manhã, a Resguardo Social calculava 10 milénio pessoas impactadas pelos ventos. As informações são da Sucursal Brasil:
- 750 pessoas ficaram feridas.
- 28 estão desabrigadas.
(Imagem: BEST-BACKGROUNDS/Shutterstock)
Colapso no sistema de saúde
Diante do cenário, uma equipe da Força Pátrio do SUS foi enviada ao município de Rio Bonito do Iguaçu neste sábado (8).
Em entrevista, o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou que, em Rio Bonito do Iguaçu, “as estruturas de saúde estão todas colapsadas”.
A equipe enviada pelo Ministério da Saúde conta com profissionais especializados, entre eles: um profissional em saúde mental em desastres, um médico sanitarista, um enfermeiro, um crítico de recursos logísticos e um crítico de incidentes e reconstrução assistencial.
(Imagem: Brenda Rocha – Blossom/Shutterstock)
O objetivo é que os serviços de saúde sejam reativados, garantindo também atendimento psicossocial aos afetados. Há ainda a possibilidade de instalar um hospital de campanha com capacidade de até 150 atendimentos diários.
Leia mais:
ENEM cancelado em Rio Bonito do Iguaçu
A Secretaria de Instrução do Paraná suspendeu a emprego do Revista Pátrio do Ensino Médio (ENEM) na cidade. De tratado com a Sucursal Brasil, os estudantes afetados podem pedir a reaplicação da prova, recta já previsto no edital do concurso em razão de desastres climáticos.
A suspensão segue o protocolo para eventos climáticos severos do Instituto Pátrio de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autonomia responsável pela emprego do ENEM.
A região Sul do Brasil foi atingida por um tufão extratropical na noite de sexta-feira (7). No Paraná, 55 municípios entraram na escrutinação de afetados, com dados da Resguardo Social e do Cenad indicando mais de 31 milénio vítimas das tempestades.
O fenômeno também afetou o Rio Grande do Sul: a Resguardo Social gaúcha reportou neste sábado (8) que dez cidades enfrentaram rajadas de até 95 km/h e acúmulo de chuvas de até 177 milímetros. Houve registros de obstrução de vias, queda de árvores, destelhamento de residências e prédios comerciais, além do rompimento de cabos de robustez elétrica.
Manadeira: Olhar Do dedo
