Uma tentativa de rebelião foi registrada na tarde desta quinta-feira (7) no Pavimento 4 do Conjunto Penal de Feira de Santana. A movimentação irregular mobilizou guarnições da Rondesp Leste e da CIPE Leste, que atuaram rapidamente para sofrear os detentos e estabilizar a situação dentro da unidade prisional.
Em nota, a Secretaria de Governo Penitenciária e Ressocialização (SEAP) esclareceu que, por volta das 17h, cinco presos provisórios se recusaram a retornar às celas, desrespeitando o procedimento rotineiro de fechamento. Ao serem acionados, policiais penais tentaram intervir, mas outros cinco internos começaram a insultar os agentes, gerando tumulto.
Diante da situação, foi solicitado reforço da Companhia Independente de Policiamento de Guarda (CIPGd) e do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (GEOP), que conseguiram controlar o motim rapidamente. Segundo a SEAP, não houve feridos durante a ocorrência.
Segue a nota da SEAP na íntegra:
“A Seap informa que no final da tarde desta quinta-feira (07), no Conjunto Penal de Feira de Santana, um grupo de cinco presos provisórios cometeram um ato de indisciplina ao impedir que os policiais penais de plantão procedessem com o fechamento da cubículo, às 17:00, conforme rotina diária. O Coordenador da Unidade portanto pediu reforço para retirada dos internos envolvidos e a partir daí outros cinco presos começaram a insultar os policiais penais, causando um tumulto. Com a chegada da Companhia Independente de a Policiamento de Guarda (CIPGD) e do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (GEOP), logo a situação foi controlada. Não há registro de feridos.”
Natividade: Alô Juca