25 C
Lauro de Freitas
quinta-feira, setembro 11, 2025

Buy now

Vacina para combater pneumonia em bebês será produzida no Brasil

Imunização contra o vírus sincicial respiratório será oferecida no SUS e garantirá proteção já nos primeiros meses de vida

(Imagem: zedspider/Shutterstock)

Compartilhe esta material

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (10), uma parceria entre o Instituto Butantan e a Pfizer para a produção vernáculo da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), responsável por grande segmento dos casos graves de bronquiolite e pneumonia em bebês.

As primeiras 1,8 milhão de doses devem ser entregues até o termo deste ano, com distribuição no SUS a partir de novembro, voltada para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez.

A estratégia é prometer a transferência de anticorpos da mãe para o bebê, protegendo-o nos primeiros meses de vida, período em que o risco de hospitalização é maior.

Convenção entre Ministério da Saúde, Butantan e Pfizer prevê 1,8 milhão de doses ainda oriente ano para proteger gestantes e bebês – Imagem: pedro7merino/Shutterstock

Leia mais:

Imunizante é seguro

  • Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações, a vacina é segura e não traz riscos à prenhez.
  • O VSR responde por até 80% das bronquiolites e 60% das pneumonias em crianças menores de dois anos.
  • No Brasil, murado de 20 milénio bebês são internados anualmente, e a vacina pode evitar murado de 28 milénio internações por ano, beneficiando 2 milhões de recém-nascidos.
Parceria entre Butantan e Pfizer levará imunização contra VSR ao SUS já em novembro, protegendo recém-nascidos e prevenindo milhares de internações – Imagem: NataliaDeriabina / iStock

Produção vernáculo de medicamento contra esclerose múltipla

O ministério também anunciou a produção do natalizumabe, usado no tratamento da esclerose múltipla, por meio de uma parceria de desenvolvimento produtivo entre o Instituto Butantan e a farmacêutica Sandoz.

A doença autoimune, que afeta principalmente adultos entre 18 e 55 anos, compromete o sistema nervoso mediano e pode promover limitações motoras graves.

O natalizumabe já é oferecido no SUS desde 2020, mas atualmente conta somente com um trabalhador no país. A produção vernáculo procura ampliar o entrada e substanciar a autonomia do Brasil em medicamentos estratégicos.

Novas parcerias do Ministério da Saúde ampliam entrada a imunizantes e medicamentos estratégicos, reforçando a autonomia do SUS (Imagem: Peter Hansen/iStock)

Colaboração para o Olhar Do dedo

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou uma vez que copywriter, exegeta de marketing do dedo e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Do dedo.

Editor(a) SEO


Layse Ventura é jornalista (Uerj), rabino em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência uma vez que repórter, copywriter e SEO.

Nascente: Olhar Do dedo

Related Articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -

Latest Articles