A mobilidade urbana passa por transformações rápidas. E scooters elétricos têm ganhado espaço nesse cenário. Agora, uma startup alemã chamada XYTE Mobility lançou o XYTE One, veículo de três rodas que promete unir a praticidade de uma moto e a segurança de um sege pequeno.
O pormenor que mais labareda a atenção é que ele pode ser dirigido sem elmo. Isso graças a uma cabine que protege o condutor. Para pilotar, basta ter habilitação de sege na categoria B – pelo menos, na União Europeia.
O XYTE One estreou no evento IAA Mobility, em Munique (Alemanha), na segunda-feira (08). Para as primeiras 500 unidades, a marca ofereceu um preço promocional: €13.008 (muro de R$ 77 milénio, em conversão direta). A pré-venda está ocasião.
XYTE One oferece praticidade para o dia a dia
O triciclo elétrico da XYTE Mobility é equipado com um motor elétrico de 25 cavalos de potência e torque de 55 Nm. A velocidade máxima fica em torno de 99 km/h, suficiente para deslocamentos em cidades e rodovias sem muito fluxo.
A bateria tem 7,6 kWh e garante até 112 km de autonomia. A recarga de 20% a 80% pode ser feita em pouco mais de duas horas, desde que haja um carregador patível.
Além do design dissemelhante, o scooter elétrico aposta em soluções simples para impactar a rotina. Por exemplo: o padrão traz um porta-malas de 72 litros, espaço suficiente para carregar compras ou até uma mochila grande. Outra facilidade é a marcha à ré, que ajuda em manobras em vagas apertadas.
O assento plebeu de 630 milímetros e o relâmpago de giro pequeno também tornam o One confortável e fácil de conduzir, mesmo em ruas estreitas, segundo a marca.
Segurança e tecnologia de bordo
Para prometer mais segurança, o XYTE One tem três rodas, freios ABS de três canais com discos de 240 mm em cada roda e suspensão de duplo braço triangular. Já o peso totalidade do triciclo é de 206 kg.
Na cabine, o triciclo elétrico tem tela de dez polegadas sensível ao toque, conectividade LTE e aplicativo para monitoramento remoto e navegação. A iluminação é toda em LED, o que já é padrão entre veículos elétricos mais modernos.
Leia mais:
Concorrência com a BMW
A BMW, que já havia lançado scooters com teto nos anos 2000, voltou a apostar nesse concepção recentemente com o Vision CE. O protótipo elétrico também promete ser dirigível sem elmo.
Mas, enquanto a moto da BMW ainda está na período de concepção, o XYTE One já pode ser comprado. Por enquanto, as vendas estão restritas a cidades porquê Barcelona, Paris, Roma, Milão, Madri e Munique, onde fica a sede da operário.
Manadeira: Olhar Do dedo