Fechado temporariamente desde julho, por medida preventiva, posteriormente a morte por gripe aviária de 16 galinhas-d’angola e 2 pavões, na extensão da Savana Africana, o Zoológico do Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista, na zona setentrião da capital fluminense, reabre ao público nesta quinta-feira (21).
O pregão foi divulgado nessa terça-feira (19) pelo BioParque. No expedido, o zoológico informa que vai reabrir com mais segurança, “posteriormente substanciar os protocolos e monitoramento com séquito da Secretaria de Cultivação do estado”.
As mortes das aves foram registradas em 17 de julho, posteriormente o serviço veterinário da Secretaria de Cultivação, Pecuária e Aprovisionamento receber alerta sobre mortes súbitas de galinhas-d’angola no lugar.
Em 22 de julho, o Laboratório Federalista de Resguardo Agropecuária de Campinas, em São Paulo, referência na América do Sul no diagnóstico do vírus, confirmou tratar-se do subtipo H5N1 da gripe aviária.
>>Brasil se declara país livre da gripe aviária
Promoção
O BioParque informou ainda uma promoção para crianças até 12 anos, que terão gratuidade em ingressos adquiridos pelo site até o dia 31 de agosto próximo.
Para comemorar a reabertura, haverá uma programação próprio, no próximo sábado (23) e no domingo (24). A sarau terá atrações circenses e atividades educativas sobre a gripe aviária, em parceria com a Superintendência de Resguardo Agropecuária do estado.
Natividade: Sucursal Brasil